ENDOSCOPIA DIGESTIVA
É um exame que permite examinar o revestimento interno do esôfago, estômago e duodeno, bem como realizar intervenções diagnósticas e/ou terapêuticas. O médico responsável pelo exame chama-se Endoscopista, ele analisa essas imagens procurando identificar sinais de anormalidade, como inflamações, hemorragias e tumores.
Também conhecida como: Endoscopia gástrica alta e Esofagogastroduodenoscopia
Quando este exame é solicitado?
A Endoscopia Digestiva Alta é solicitada pelo médico se você apresentar um ou mais sintomas que sugerem serem decorrentes do esôfago, estômago ou duodeno, que podem ser novos ou então que não estão respondendo ao tratamento inicial. Alguns exemplos são:
- Fezes negras.
- Vômito com sangue.
- Azia.
- Baixa contagem de hemácias (anemia) que não pode ser explicada.
- Dor ou desconforto na parte superior do abdômen.
- Dificuldade ou dor para deglutição.
- Perda de peso que não pode ser explicada.
- Náuseas ou vômitos que não passam.
- Tem cirrose no fígado: o exame identifica varizes nas paredes da parte inferior do esôfago, que se não tratadas podem romper e começar a sangrar.
- Sentir que a comida está presa atrás do esterno (sensação de corpo estranho).
Como o exame é realizado?
É aplicado um sedativo intravenoso e uma anestesia local na garganta com xilocaína, que é opcional(borrifada pela cavidade bucal apenas para diminuir tosse ou engasgos). Por conta da sedação, o paciente não sente nenhuma dor e nem se lembra do procedimento. Um protetor de boca será colocado para impedir que você morda no endoscópio. Uma punção venosano braço será realizada previamente ao exame para injetar os sedativos.
Depois que os sedativos fizerem efeito, o endoscópio é inserido através da boca, passando pelo esôfago e estômago até o duodeno. O chip captura as imagens que são transmitidas para uma máquina processadora, que exibe as imagens por uma tela em tempo real. A mucosa do, esôfago, estômago e duodeno é examinada.
Além de capturar imagens, o exame de endoscopia também é usado para realizar biópsias. Após o teste ser concluído, você não será capaz de comer ou beber até que a sedação e anestesia percam o efeito.
Tempo de realização do exame?
A endoscopia digestiva alta dura cerca de 5 a 20 minutos, dependendo da complexidade do procedimento.
Qual a preparação para o exame?
É necessário ficar em jejum absoluto durante 8h horas antes da endoscopia e assinar um termo de consentimento. É de extrema importância que o paciente esteja acompanhado de um adulto, pois com a sedação ele poderá precisar de ajuda para se locomover após o exame. Em alguns casos, o médico pode orientar o paciente a cessar o uso de medicamentos que alteram a coagulação do sangue, como anticoagulantes, dias antes do exame.
Clique no botão abaixo e fale com a nossa central de atendimento e marque uma consulta com nossos especialistas para esclarer suas dúvidas. Esperamos por você!
Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas últimas novidades.