Tira Dúvidas

A Clínica Maximagem dispõe de um corpo clínico altamente capacitado para cuidar de você, sua família e sua empresa com todo cuidado, qualidade e eficiência que você merece.

Por isso, disponibilizamos de uma sessão repleta de informações de qualidade aos nossos pacientes e ao público em geral, para tirar suas dúvidas sobre saúde, exames, procedimentos médicos e tudo o que desrespeito a sua saúde e bem estar.

Um exame de imagem é uma forma de exame que permite que os médicos possam ver o interior do corpo. Estes estudos podem utilizar diferentes formas de energia, como raios X, ondas sonoras, partículas radioativas e campos magnéticos, através do corpo.

- Raio X.
- Mamografia, ou radiografia das mamas.
- Densitometria óssea.
- Tomografia computadorizada.
- Ultrassonografia.
- Ressonância magnética.

Ressonância Magnética e seu papel na detecção do câncer. A ressonância magnética é um dos melhores recursos disponíveis, hoje, na Medicina para analisar, com riqueza de detalhes, a anatomia do corpo humano. O exame consegue identificar com precisão tumores, doenças degenerativas, coágulos e traumas.

A Ressonância Magnética é o exame de imagem mais completo que existe atualmente. Com ele os médicos conseguem analisar mais precisamente os tecidos do corpo humano, assim como músculos e outros órgãos. A RM é muito utilizada para estudos neurológicos e para a investigação de tendões, mamas e lesões no fígado.

No que tange às diferenças de precisão entre os dois exames, podemos dizer que, em alguns tecidos, a ressonância magnética é capaz de produzir um maior grau de detalhamento em relação à tomografia. Isso pode ser extremamente relevante na identificação de patologias do cérebro, por exemplo.

Com esses procedimentos, é possível analisar todo o organismo, desde órgãos, tecidos, sistemas e ossos, de maneira prática e rápida. Além disso, existem doenças que apenas o exame de imagem pode detectar, auxiliando em diagnósticos mais precisos e tratamentos mais assertivos.

Tomografia é um exame totalmente computadorizado. Capaz de reproduzir um diagnóstico com imagens que indicam com clareza qualquer parte do interior do corpo humano. Totalmente indolor e não apresenta nenhuma contraindicação. Qualquer paciente pode realizá-lo.

A tomografia é um exame de imagem que ajuda a diagnosticar o câncer e outros tumores em diferentes partes do corpo. Ele identifica, ainda, o tamanho do tumor, o formato, a localização e a maneira como ele se comporta e se dissemina, o que auxilia no direcionamento dos próximos passos.

O ultrassom também pode distinguir cistos cheios de líquido e tumores sólidos, porque eles produzem diferentes padrões de eco. As imagens obtidas no ultrassom não são tão detalhadas como na tomografia computadorizada e na ressonância magnética. O ultrassom não pode distinguir um tumor benigno de uma doença cancerígena.

Para que serve a tomografia? Esse exame tem a finalidade de explorar através de imagens de alta resolução várias partes do corpo: ossos, cérebro, rins, fígado, pâncreas, pulmões, ovários, vias biliares e pleura.

O médico pode solicitar a ressonância magnética em casos em que outros exames não conseguirem mostrar com precisão a lesão do tecido. Normalmente o médico indica a ressonância magnética para visualizar com detalhes as partes moles do corpo, como músculos e órgãos.

Eles representam os tecidos moles, a gordura, o ar e os ossos no interior do corpo. Se houver algum tom inesperado, pode ser sinal de anormalidade. Os tecidos densos, como os ossos, aparecem como as áreas brancas. O ar e a gordura têm tons escuros de cinza ou são pretos.

A ressonância magnética produz imagens que permitem determinar o tamanho e a localização de um tumor bem como a presença de metástases. A ressonância magnética é útil para visualizar o cérebro e a medula espinhal, sendo considerada a melhor técnica para avaliar os tumores nessas áreas.

O exame de ultrassonografia (ultrassom) serve para detectar doenças ou variações anatômicas com base no tamanho, textura das estruturas dos órgãos, formas e acompanhamento de bebês durante a gestação.

Esse procedimento permite ao médico radiologista a avaliação dos órgãos internos do abdome e suas estruturas – fígado, vesícula biliar, baço, veia cava inferior, rins, pâncreas, bexiga e vasos do abdome – auxiliando na detecção de patologias como cálculos biliares, esteatose hepática (gordura no fígado) e tumores.

Também chamado de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, aquele aparelhinho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. Com base nessa avaliação, imagens são formadas e investigadas por um médico.

Quais são os ultrassons mais indicados durante a gravidez?

- Ultrassom Inicial Transvaginal;
- Ultrassom morfológico de primeiro trimestre com Doppler colorido;
- Ultrassom morfológico de segundo trimestre com medida de colo uterino;
- Ecocardiografia fetal com Doppler colorido;
- Ultrassom obstétrico com Doppler colorido.

Você ficou com mais alguma dúvida? 
Talvez a resposta para a sua pergunta esteja em nossa clínica. 

Nós podemos te ajudar

Clique no botão abaixo e fale com a nossa central de atendimento e marque uma consulta com nossos especialistas para esclarer suas dúvidas. Esperamos por você! 

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas últimas novidades.